Sistema automático de secagem de grãos

– Produto:
Um sistema automatizado promete revolucionar o mercado de secagem de grãos: é o Automatizador Comber. A máquina abastece e gerencia a distribuição de cavaco para a fornalha a partir da programação de temperatura que o usuário deseja para a secagem do grão. Por exemplo, se a intenção é manter o secador a 100°C, são necessários 600°C na fornalha.

O aparelho é programado para trabalhar com os citados 600°C, abastece-se com cavaco e ele gerencia automaticamente a dose de biomassa que será gasta. Próximo da temperatura programada, ele diminuirá a velocidade. Distante da temperatura, o processo será acelerado. Ao atingir a temperatura programada, ele apenas manterá o fornecimento visando a uniformidade do processo.

– Vantagens

Antes:
O sistema tradicional para secagem de grãos em fornalhas e secadores utiliza a lenha em “metro” (1,10m) para queima. Um processo primitivo que consiste no corte manual da madeira em florestas ou fazendas, carregamento, transporte e desdobramento da lenha empilhada nos armazéns até as fornalhas.

O fato é que toda esta cadeia produtiva apresenta inúmeras desvantagens, como elevado custo de mão de obra na movimentação e abastecimento; variações indesejáveis de temperatura no processo de secagem e consequente menor eficiência; exposição a riscos ergonômicos; custos elevados com limpeza e manutenção da fornalha; de riscos de desabastecimento, devido a colheita manual; alto índice de incêndios; além de tornar o pátio um refúgio para cobras, ratos e um depósito resíduos da própria lenha.

Depois:
A ideia pode parecer simples, mas as vantagens proporcionadas pelo Automatizador Comber são imensas: o processo proposto reduz em até 60% o custo de mão de obra, 15% no tempo de secagem dos grãos, 40% do consumo de biomassa, além de permitir uma secagem uniforme dos grãos, auxiliando na armazenagem, maior índice de queima da biomassa, reduzindo cinzas e ainda redução significativa de afastamentos e acidentes de trabalho.

RELATED POSTS